Descubra todo charme da cidade de Caldas Novas, em Goiás, com o City Tour Cívico Cultural em Caldas Novas exclusivo da Ecotour Adventure. Famosa por suas águas termais, Caldas Novas é considerada o maior manancial hidrotermal do mundo, uma experiência única de lazer e relaxamento. Reserva agora seu City Tour e viva uma experiência inesquecivel.
PROGRAMAÇÃO / ROTEIRO / INFORMAÇÕES
Saída a partir das 08h00/09h:00 – City Tour pelos principais pontos turísticos da cidade e Tour de Compras local.
Saída a partir das 13h00/14h:00 – City Tour pelos principais pontos turísticos da cidade e Tour de Compras local.
OBS: Saída a partir de Caldas Novas.
Atrativos turísticos visitados: Serra Verde, Malhas de Gramado, Monumento das Águas, Igreja Matriz de Caldas Novas – Paróquia de Nossa Senhora das Dores, Cachaçaria e Casa de Doces Caseiros, Santuário Nossa Senhora da Salete e Jardim Japonês.
• Incluso: Transporte com AR, e Guia de Turismo Regional GO cadastrado no Ministério do Turismo / CADASTUR.
Obs: Saídas de acordo com a disponibilidade no dia.
INCLUSO:
Obs: Utilizamos carro 4 Portas até 04 passageiros ou Van Executiva a partir de 05 passageiros.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Artesanato
O artesanato goiano é conhecido por sua inspiração na natureza, e Caldas Novas não é exceção. Marcado pelo uso de matéria-prima da região, como fibras, raízes, folhas e frutos, e pela representação das belezas do cerrado em pinturas e esculturas.
Cachaçaria Vale das Águas Quentes
Produzindo a famosa cachaça de Caldas Novas, além de açúcar mascavo, rapadura e melado, tudo em conformidade com a tradição dos antigos alambiques coloniais e sob rígidos padrões de qualidade, a Cachaçaria Vale das Águas Quentes fica aberta diariamente à visitação do público, que pode acompanhar o processo de fabricação de seus produtos e visitar a exposição fotográfica e o acervo de objetos da época colonial.
Jardim Japonês
Patrimônio turístico de Caldas Novas e Inspirado nos jardins dos templos budistas, o Jardim Japonês é guardado por dragões, e tudo tem um significado: as tamareiras representam os amigos, os cactus representam os inimigos, a ponte representa a paz, etc.
Em meio à natureza exuberante, seus pagodes convidam à meditação num lugar repleto de misticismo e livre do estresse cotidiano.
Doces Caseiros Dona Maria
Produzidos desde a década de 1960, quando teve início o turismo de saúde em Caldas Novas, os doces e licores típicos de Dona Maria hoje são tradição na cidade.
Embora o negócio tenha se ampliado no decorrer do tempo, os Doces Caseiros de Dona Maria, desde os mais tradicionais até os mais exóticos, como os de tomate e de jiló, mantêm ainda as características de produção artesanal.
Igreja Matriz
Patrimônio turístico de Caldas Novas, a igreja foi construída em 1850, e é a construção mais antiga do centro de Caldas Novas.
Reformada em 1999, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores manteve as paredes e colunas de madeira originais, que retratam a prosperidade da cidade à época de sua construção.
Mirante Serra Verde
Anexo ao Serra Verde Chocolates e Presentes, tradicional ponto turístico de degustação e compra dos famosos chocolates de Gramado, presentes e artesanato em geral, o Mirante Serra Verde é aberto ao público e, proporcionando uma ampla visão de Caldas Novas, é um excelente local para fotografar a cidade.
Monumento às Águas
Inaugurado em 2004 pelo Hotel Thermas diRoma, o Monumento às Águas é uma homenagem ao principal atrativo turístico da região, as águas termais.
Aberto à visitação pública, possui magníficas esculturas, cascatas artificiais e jardins.
Malhas de Gramado
Em 1992 surgiu a pioneira em Caldas Novas a Malhas de Gramado para atender a população local e também ao turista que vem de varias regiões do país. A loja na época tinha 45m² e o nome surgiu porque vendia somente roupas de inverno de Gramado RS.
Em 1994 a loja foi ampliada e o mercado diversificou os produtos e em 1999 teve uma nova ampliação devido ao grande aumento de clientes e dos grupos de excursões e já em 2000 a loja começou a fabricar suas próprias camisetas – Lembranças de Caldas Novas e a loja continua no mercado ate hoje.
Santuário Nossa Senhora da Salette
O Santuário Diocesano N. Sra. da Salette, em Caldas Novas, Diocese de Ipameri – Estado de Goiás, foi criado por Dom Guilherme Antônio Werlang, MSF, Bispo desta Diocese, por Decreto exarado a 19 de setembro de 2004, e instalado oficialmente na primeira Romaria Penitencial no dia 17 de outubro do mesmo ano.
O Santuário está aberto a toda e qualquer pessoa residente em Caldas Novas, bem como aos visitantes e peregrinos que vierem buscar atendimento pastoral ou expressar a sua fé cristã.
A HISTÓRIA DE CALDAS NOVAS
Esteve também no rastro da caminhada dos bandeirantes pelos sertões goianos. Em 1722, Bartolomeu Bueno da Silva Filho chegou à região de Caldas Novas, à procura de ouro.
Atribui-se ao também bandeirante Martim Coelho de Siqueira a descoberta de duas fontes termais: Caldas de Piratininga e Córrego de Lavras. O oficial, natural de Santo Amaro, veio para Goiás em 1775, residiu por um tempo em Santa Luzia, hoje Luziânia, onde se casou com Mariana Vieira de Magalhães.
Em 1777 chegou à região de Santa Cruz, descobrindo as Águas Termais, chamadas, na época, de Caldas de Piratininga e, logo depois, as que ficam à margem do Córrego das Lavras, denominadas Caldas Novas.
Em 23 de setembro de 1788, requereu e obteve uma sesmaria de três léguas de terras, nos Campos das Caldas, distrito de Santa Cruz, dando início à extração do ouro, abundante na região, e logo foram surgindo as primeiras habitações em função da mineração. Assim, deu-se o início da cidade de Caldas Novas.
O pesquisador francês August Saint-Hilaire chega à região em 1818, encontra diversas fontes termais e as registra em seus livros. Há informações de que Fernando Delgado de Castilho, em 1828, sendo o governador na época, conferia as propriedades terapêuticas das águas quentes, tendo, ele próprio, se curado de reumatismo.
Uma das primeiras edificações do lugar foi a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, em 1850. A Igreja passou a abrigar a imagem de Nossa Senhora das Dores, em 1888, mudando assim de nome.
Na verdade, o município de Caldas Novas somente seria instalado em 21 de outubro de 1911. Seu primeiro governante (intendente) foi o Coronel Bento de Godoy. O primeiro prefeito seria eleito em 1915. Era o Coronel Orcalino Santos.
Devido às suas fontes de águas termais (com temperatura entre 35 e 45 graus), Caldas Novas tornou-se um dos mais disputados pontos turísticos do País, recebendo turistas de várias partes do mundo. Para isso, possui a maior rede hoteleira do Estado. São mais de 70 hotéis que oferecem um serviço de qualidade. O moderno Aeroporto de Caldas Novas é de Categoria Internacional.
Além das suas águas terapêuticas e da sua rede hoteleira, o turismo da região é incrementado pelas riquezas naturais, como a vegetação, as serras, a fauna. O lugar se destaca também como excelente para passeios ecológicos e para prática de esportes.
Bem no coração do Brasil, a aproximadamente 167 km de Goiânia, capital do Estado de Goiás, pulsa a cidade de Caldas Novas, que ostenta o título de maior estância hidrotermal do mundo. E não é para menos, afinal as águas quentes de Caldas Novas tornaram-se a grande praia do centro-oeste brasileiro. Caldas Novas reina como um complexo repleto de belezas naturais e águas termais que brotam do chão, alcançando temperaturas altas, além de abrigar o Lago Corumbá, reduto da prática de esportes náuticos e passeios a lindas cachoeiras.
Faça sua reserva ou cotação. Tire dúvidas.